O momento livre na sala de aula se torna um espaço de muitas aprendizagens para o professor, pois a criança solta a sua imaginação e criatividade, da mesma forma trabalha suas emoções vivenciando novas experiências, interagindo com o coleguinha. O educador quando atento ao que acontece a sua volta utiliza destas brincadeiras como futuro material a ser trabalhado em seus projetos. Desta forma estamos partindo do conhecimento da criança e levando-a a novas aprendizagens. Nesta tarde minhas crianças dividiram-se espontaneamente e foram criando seus espaços de brincar. Na primeira foto organiza-se uma pequena família: pai, mãe e filha, na segunda: potes, lata, copinhos e outros materiais se tornam instrumentos de salão de beleza, onde uma arruma e a outra menina é arrumada enquanto cuida do filho no colo; na terceira foto temos um menino brincando tranquilamente, criando com pedaços de madeira uma rampa para seu carro e assim o tempo vai passando, quando falo hora de arrumar tudo, para minha felicidade ouço: Só mais um pouquinho professora.
Quem já não foi criança e lembra como é bom brincar, Nós educadores precisamos organizar um espaço maior para que a criança possa ser criança, pois esta fase tem sido encurtado na vida da maioria por terem muitas atividades, pela televisão, pelo computadore, pelo video game, paralisando-os na vontade, nos movimentos, na criatividade, na simples beleza de ser criança e com certeza trará sérios prejuizos no desenvolvimento emocional e psiquico da criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário