quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

A infância, o Brincar, uma possibilidade de ser criança

No brinquedo, a  criança sempre se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além de seu comportamento diário; no brinquedo, é como se ela fosse maior do que é na realidade. como foco de uma lente de aumento, o brinquedo contém todas as tendencias do desenvolvimento sob forma condensada, sendo, ele mesmo uma grande fonte de desenvolvimento. (Vygotsky apud Pozas)

Ao ler esta pequena citação, mas de tão importante ensinamento, temos uma certa urgência em repensar a infância de nossas crianças que já vem a algum tempo, tendo cada vez mais o seu tempo e espaço reduzido para o brincar;  principalmente o brincar espontâneo, livre, onde ela escolhe o momento, o lugar, o espaço, o brinquedo, o tempo que deseja ficar brincando e com quem deseja brincar.
A infância é um período onde se constrói a base de todo o desenvolvimento humano, a criança necessita nesta fase sentir-se amada, segura e feliz. Os pais tem a responsabilidade com o cuidar e o educar, a grande tarefa de construir este espaço, ou seja,  um lar para esta criança.
Uma criança emocionalmente harmonizada, segura, amada, terá um ótimo desenvolvimento em todo o seu processo de crescimento, o qual envolve a inteligência, a moral e o emocional.
 Na atualidade as crianças vem sendo encaminhadas cada vez mais cedo para as escolas e lá muitas permanecem até oito horas, devido a rotina das famílias.  Sendo assim, há que se pensar cada vez mais neste espaço educativo, para que o mesmo tenha uma organização que possibilite a criança viver a sua infância de forma integral, a tal ponto que a escola para ela seja também um lar, pois para muitas crianças o tempo que aí permanecem, é superior ao tempo que ficam com suas famílias, infelizmente.
 Lembro da fala de uma criança durante uma atividade em sala de aula, estávamos escutando um programa de rádio de nossa cidade, ela caminhava pela sala muito tranquila e de forma espontânea comentou com todos:: "Parece que a gente tá em casa".
Como é estar em casa no momento atual?  qual o tempo que a criança tem com sua família? qual a qualidade deste tempo? quais são as suas brincadeiras, seus brinquedos? Ela corre? pula? canta? ela simplesmente tem a liberdade de não fazer nada? A criança esta tendo a sua infância respeitada?
Escola e família, precisam estar juntas neste processo de reflexão sobre a infância de nossas crianças, para que tenhamos hoje crianças capazes de transformar a sua própria realidade e no futuro adultos mais saudáveis, seguros, que tem sonhos, objetivos e vontade de viver, viver em um mundo mais humano, mais solidário.porque simplesmente aprenderam desde pequenos o verdadeiro sentido do amor,  no olhar, no cuidado, no toque, no sorriso, no afago, nas palavras, no silêncio, na Escola, no Lar.

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