quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
A Educação é o Caminho, o Caminho é o Amor
As escolas do pensamento multiplicam-se através dos tempos, discutindo a melhor técnica para a aquisição da felicidade, a superação do sofrimento, a coragem para o inevitável enfrentamento com as urdiduras das ocorrências infaustas.
Teses audaciosas e complexas foram apresentadas em todos os tempos, homens e mulheres notácveis procuravam ampliar os horizontes do mundo mediante exemplos, no estoicismo e na beleza, sem conseguirem apresentar uma fórmula universal que pudesse atender a todas as criaturas nas mais diversas épocas e oportunidades. (Vivendo com Jesus)
Ao ler este parágrafo, não há como não relacionar ao momento em que vive a nossa educação, pois as escolas não estão aparte da sociedade, mas sim envolvidas pela mesma, refletindo os seus ensinamentos na construção de um mundo que deveria ser mais justo e humano.
Há uma discussão constante sobre: qual é o melhor método para ensinar? Como despertar o desejo de aprender nas nossas crianças e jovens? O que ensinar e como?Qual é a maior carência na área do aprendizado? Porque algumas crianças não aprendem ou não querem aprender? São algumas indagações.
Importante que nosso olhar se direcione além dos muros da escola e que possa perceber o educando no mundo em que vive, e a partir daí avaliar o que estamos fazendo.
Entendo que independente de métodos e conteúdos que se desenvolvem desde a educação infantil, o importante é pensar, avaliar, a forma como trabalhamos, quais os sentimentos que se entrelaçam e envolvem este momento de ensinar e aprender.
" Veio Jesus, o Peregrino cantor da Galileia, e apresentou a chave da harmonia, da auto realização, em um conceito simples, numa linguagem destituída de atavismos, numa lógica incomum, apresentando o Amor, puro e simples, como a única e eficaz solução para todos os enigmas e conflitos." (Livro Vivendo com Jesus)
Como trabalhar na área da educação sem amor? como deixar o amor representado no desenvolvimento das virtudes fora dos conteúdos da sala de aula? como aprender com alguém que não amamos? como respeitar e escutar alguém que não demonstra nenhum sentimento mais nobre por nós? Como cuidar e educar seres ainda tão frágeis e pequenos nas escolas de educação infantil sem afeto e sem amor?
Impossível, estaremos apenas fazendo de conta, como num conto de fadas ruim, pois segundo Amélia Rodrigues:
" O Amor procede do hausto Divino, sendo a força dinâmica de manter a harmonia em toda parte."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário