quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

A Educação na Visão Espirita

A educação é o processo permanente de aperfeiçoamento do Espírito, é o despertar de suas potencialidades, a realização gradativa de sua divindade, não só numa dada existência, mas eternidade a fora . Renascemos múltiplas vezes, ascendemos de mundo em mundo, experimentamos ações. debruçamo-nos sobre a natureza do cosmos, para decifrá-lo, tudo isso faz parte do processo pedagógico em que fomos lançados como Espíritos em evolução. A educação é o sentido mesmo da exis-tência. É o meio e finalidade, processo e meta.
Por isso quando considerada em seu aspecto restrito de educação para o aqui e agora, deve sempre transbordar para a interexistência, em seus objetivos e métodos, em suas concepções e propostas. Nunca pode ser somente ajuste sociocultural, somente profissionalização, somente desenvolvimento cognitivo. Tem de ser tudo isso e mais ainda, pois deve colocar o indivíduo na trilha do seu desabrochar espiritual completo. Deve promover uma vida interexistente.
E ainda, deve entregar ao ser-educando a responsabilidade de auto-educar-se. despertando-lhe o impeto para isso.
Assim, educar é antes de tudo, conquistar a adesão do educando para a sua própria educação. O único bem necessário e possivel ao ser humano é estar em sintonia com a lei da evolução, é estar impulsionada para seguir adiante, rumo a conquista de si na eternidade e no infinito. Se o Espírito mobilizou a vontade e sente em si mesmo a elã de progredir, tudo o mais esta feito. O maior mal a evitar é a estagnação, a apatia, o adormecimento da vontade. ( Dora Incontri, Pedagogia Espírita).

Nenhum comentário:

Postar um comentário