sábado, 1 de junho de 2013

Poesia na Educação Infantil


Na roda de conversa também falamos sobre poesias, e tem uma em especial que as crianças gostam muito de recitar: A Lua foi ao cinema, é a história de uma estrela que não tinha namorado.
Aproveitamos deste momento para conversar sobre a poesia, nossos sonhos, o que gostamos ou nos deixa tristes, falamos sobre o Pequeno Príncipe e depois as crianças fizeram um trabalho de recorte, pintura e colagem para representar a poesias da Lua que era" tão pequena que a sua luz cabia em uma janela".

Nestes desenhos trabalhamos uma técnica onde o papel é primeiramente amassado e depois pintado com giz de cera, as crianças gostaram da atividade e o resultado ficou muito bom.. O desenho foi feito após a brincadeira: Qual é o meu trabalho?  através do seguinte jogo: uma criança joga a bola e diz o nome de uma profissão, a criança que pega a bola fala o que o profissional faz, caso não saiba os colegas podem ajudar. Depois eles falaram sobre as profissões de seus pais. Aproveitamos o momento para conversar sobre a importância de todas as profissões e o respeito a escolha de cada um, lembrando do Exupéry que quando criança queria ser desenhista, mas que desistiu para ser piloto de avião, porque os adultos achavam seus desenhos muito engraçados ou não compreendiam o que ele fazia.
No livro Pedagogia da Autonomia, Freire conta do quanto foi importante na sua adolescência o olhar de aprovação do seu professor a respeito de uma redação que ele havia feito, a diferença que este simples gesto teve  em sua vida. Apenas  um olhar, imaginemos a força que tem as nossas palavras para as crianças, pois vem envolvidas pelos nossos sentimentos. Precisamos estar mais atentos as nossas palavras, para que ela possam apenas movimentar sonhos, alegria e amor na vidas de nossos pequenos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário