Lile concentradissima na atividade de recorte e colagem do seu chapéu.
Com alegria os meninos mostram o resultado do trabalho.
Olha como ficou o chapéu do nosso pequeno
Brincando com as letras
Registro de uma das educandas de toda a atividade.
Alfabetizar ou não na educação infantil?
Muitas vezes o educador se vê as voltas com esta pergunta e em algumas situações pressionados pela escola ou pela ansiedade dos pais, fica sem saber o que fazer: Alfabetizo ou não? Como?
A alfabetização se dá nesta fase de uma forma natural, a criança vive em um mundo letrado, mesmo as crianças mais carentes tem acesso a diversas formas de escrita, por exemplo: na televisão, nos rótulos de doces, refrigerantes, nas placas da cidade e outros. O ambiente escolar é rico de materiais que instigam a curiosidade, a aprendizagem; são elas: as brincadeiras, os jogos, o desenho, a colagem, o recorte, os livros infantis, a contação de histórias. Sem forçar, o nosso papel é apenas possibilitar a aprendizagem e a criança vai naturalmente entrando no mundo das letras.
Todo o trabalho realizado junto as criança é alfabetizador, pois esta sempre convidando de uma forma lúdica a aprendizagem de diversas formas, principalmente a leitura de mundo. Pois decifrar códigos é facil, mas compreender tudo o que envolve o ser humano nas suas relações é mais trabalhoso. Nossas crianças precisam brincar, movimentar-se, experimentar, tocar, ter infância, ser respeitada, educada e aceita como ela é, esta deve ser a nossa maior preocupação.
Não é preciso ter pressa, tudo tem o tempo certo, "A natureza não dá saltos". A ansiedade em alfabetizar antes do momento da criança tem causado sofrimento e falhas no momento da alfabetização.
Na Ed.Infantil o papel do pedagogo é propiciar um ambiente tranquilo, seguro, afetivo para que a criança sinta-se acolhida e enriqucer estes momentos com atividades que envolvam a criança na construção do sua própria aprendizagem, respeitando a fase do seu desenvolvimento. Trabalhando desta forma estaremos com certeza alfabetizando em um espaço onde a leitura ultrapassa o papel e as paredes da sala de aula.
As fotos acima mostram um dos trabalhos realizados para conhecer as letrinhas. Neste dia trabalhamos com a palavra: Chapéu. As crianças brincaram com as letras, buscaram reconhecer a letrinha dos seus nomes, depois fizeram um trabalho de recorte e colagem no chapéu de jornal, trabalhamos também a forma geométrica, brincamos e finalmente registraram através do desenho toda as atividades realizada naquela tarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário