quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O Prazer da Criação na Infância

                           Esta tinta pode colocar na boca, feita com farinha e corante alimenticio.
                                                     Liberdade de movimento e expressão.
                              Atividade feita com diversos materiais: Jornal, linha, giz de cera.
                                          Atividade com tinta guache no papel e na camiseta.

O momento em que a criança vai representar através do desenho, da pintura, do recorte, da colagem de diversos materiais o que esta sendo desenvolvido em aula, é um momento importante, pois ela irá voltar-se para si mesma, seus pensamentos, sentimentos, perceber, tocar.  Um espaço assim  convida para a criatividade, para a alegria de ver o resultado do seu trabalho, um espaço de interação com o objeto de estudo e com os colegas.
 Os desenhos prontos, estereotipados, onde a criança apenas vai pintar ou colar algo, mais nada, constrange, reduz toda a criatividade, o desenvolvimento cognitivo e afetivo.  E mais, o prazer de criar, experimentar, inventar, pois é um desenho sem encanto, sem magia, sem a participação da criança.
O criar é uma tomada de contato com o mundo, em que a criança muda principalmente a si mesma. Ainda que afete o ambiente, ela não faz intencionalmente, pois tudo o que a criança faz o faz em função da necessidade do seu próprio crescimento, da busca de se realizar. ( Moreira, 1984, p.38)
Quanto mais diversidade na escolha de materiais, de texturas, mais estimulos a criança receberá para criar.
 Neste momento a criança trabalha também os laços afetivos e cognitivos, concretizando em formas e cores, os sentimentos, as emoções, as experiências e as conquistas.
A natureza é uma fonte riquissima de materiais para trabalharmos na educação infantil: apalpar a terra, brincar com água, folhas, cascas de árvores, flores, ouvir os sons da natureza, o canto dos passáros, o perfume das flores, das frutas, olhar o céu. E ainda podemos lançar mão dos materiais recicláveis para construir com as crianças e cuidar do meio ambiente. A criança aprende olhando o mundo com todos os sentidos. Ver, experimentar e criar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário